Iluminação São Paulo, 1995

Arquitetura: Anne Marie Sumner

Equipe: Arqs. Luciana Flores Martins, André Aaltonen

Fotografia: Roberto Seton, Ioran Fingerman

Assessoria Técnica: Cia de Iluminação/Carlos Bertolucci

Cálculo Estrutural: Heloisa Maringoni

 

Convidados a pensar uma iluminação pública natalina em 52 pontos em São Paulo entendemos que parte considerável de tal iluminação é realizada pelos logistas e deste modo escolhemos apenas 5 áreas da cidade que consideramos emblemáticas: Av. Paulista, Av. São Luiz, Av. Henrique Schaumann, Av. Faria Lima e Anhangabaú.

Av. Paulista-300 anéis de luz suspensos por um cabeamento pênsil entre os postes de iluminação existentes no canteiro central ao longo dos 2.300m da avenida. Os anéis tinham diâmetro externo de 2m, interno de 1,25m (lona plástica e tela soldada) espaçamento de 7,5m.

Av. Henrique Schaumann-3 grandes lâminas horizontais de 100mde comprimento por7,5m de largura em 3 níveis distintos evidenciando a variação topográfica de 12m da avenida.

São Luiz- 45 agulhas de luz (tela soldada), percorrendo o boulevard na escala do pedestre e atravessando para a Praça da Biblioteca

Av.Faria Lima- Percurso helicoidal de 3 linhas de luz envolvendo tubo de tela soldada, diâmetro 2m, de 1300m ao longo da avenida. A fixação é análoga à da Av. Paulista.