Autores: Arqs. Anne Marie Sumner, Vera Santana Luz, Hector Vigliecca, Tito Lívio Frascino, Flávio Marcondes
Consultores: Eng. Renato Zuccolo (águas), Eng. Cláudio Macedo/SISTRAN (transportes), Agrimensor Irineu Idoeta (zoneamento/aerofotogrametria)
Interlocutores: Arqs. José Paulo de Bem, Angélica Alvim, Luiz Guilherme R. de Castro
Equipe:Arqs. Ronald Werner Fiedler, Gabriel Farias, Pablo Rosenberg e Carla Fonseca, Daniela Pochetto, Juliana Kayakama, Lina Idoeta, João Paulo Payar, Luciana Benfati, Rafael Brich, Miguel Muralha, Sérgio Zancopé Jr, André Villas Boas, Roberto Ferri
Fotografia: Arq. Chien Chia Chin
Agradecimentos: Profa. Dra Nadia Somekh (Diretora da FAU-Mackenzie à época da constituição do EEP) Prof. Carlos Alonso, Arq. Abílio Guerra, Sr. Fernando Alves, Emílio H. Rohr, Paulo Peredo, Arq. Mirtes Luciani, Eng. Ivan Idoeta, Alessandra Mak.
Memorial:
A ideia de constituição de um Escritório Experimental de Projetos na FAUMACK era tributária da interface entre Universidade e Sociedade instância na qual a Universidade, campo de excelência da produção e invenção do conhecimento, propõe ações de potencialização das relações em sociedade, no nosso caso na esfera das cidades e seus equipamentos. A constituição do EEP-FAUMACK, portanto, apresentava-se como consequência natural, sobretudo no momento em que o Mackenzie iniciava o seu processo de constituição plena como Universidade latu sensu.
As entrevistas e colóquios publicados faziam parte do processo de reflexão para a estruturação deste Escritório e o projeto para o Prêmio Prestes Maia 2006 foi a primeira ação efetiva do mesmo.
A ideia do Projeto é a de uma dupla reposição, da história e da geografia, associada à resolução dos fluxos da ligação leste-oeste de São Paulo consequente ao desmonte do Elevado Costa e Silva, o Minhocão.
A Expressa de Autos
Outrora as antigas linhas ferroviárias Central do Brasil, Sorocaba e Santos-Jundiaí corriam passando por São Paulo no mesmo leito com largura considerável justamente para comportar predominantemente o fluxo de carga. Dado que este leito está hoje subutilizado, propomos que tal leito abarque, além dos trens de passageiros, um binário expresso de autos e ônibus.
Esta expressa, em substituição à atual Radial Leste (Radial esta que permanecerá no seu leito, mas não no seu fluxo, diminuído em 60%) bifurca da Radial a partir da Estação Belém e ao longo dos trilhos segue até o Páteo da Lapa.
O Canal e os Lagos
Propomos ainda, lindeiro aos trilhos, um canal articulado com alguns lagos – no antigo Porto de Areia – e córregos destampados sempre que possível, que funcionaria como reserva-dreno das águas que vem do espigão. A ideia é que este canal freie a velocidade das águas, reservando-as em lagos e canais articulados e finalmente, lentamente desague-os no Tietê. A península resultante inicia-se na foz do Tamanduateí, extende-se até a Lapa e é ladeada pelo Rio Tietê. Esta península deverá tornar-se uma área de excelência urbana não só pela diversidade de usos e grande oferta infraestrutural, mas também pela nova paisagem criada pelas águas.