Concurso Ceilândia, DF, 2016
Ano de Projeto: 2016
Área do Terreno: 3 quadras/ 14 lotes/ 23.503,97 m²
Área Construída: 35.880,32m² (2.562,88m² por lote)
Arquitetura: Anne Marie Sumner
Colaboração:Danielle Urbaneja Manzoni e Pedro Andrade
Memorial Descritivo
A ideia do projeto é articular o novo conjunto – sugestivamente – a 1 entorno ainda indefinido e árido; donde a diagonal que abre e fecha os edifícios aproximando-os ou distanciando-os da via pública. Os principais acessos, sempre pelas esquinas incorporam o passeio público nas suas dimensões mais avantajadas.Nas várias interfaces do conjunto criam-se afinal gradações espaciais, climáticas e de uso do solo público e privado.A implantação em térreo ocupado (unidades acessíveis) ou pilotis é sempre ligeiramente elevada em relação ao solo: torna mais leve o conjunto e permite o escoamento desimpedido das águas em direção à linha de retenção paralela à ciclovia. Estas por sua vez percorrem longitudinalmente as 3 quadras e se articulam com os rios e ciclovias do entorno.Os pátios com escadarias contínuas e angulação aberta configuram área de lazer em gradação mais reservada a cada edifício enquanto que os pilotis lindeiros à linha d’água e ciclovia franqueiam e justapõem o conjunto ao uso público.
No térreo, além das unidades acessíveis – que poderiam futuramente incluir outros usos como albergue e pequeno comércio – encontram-se também lavanderias coletivas. Sob o pilotis estão previstos sanitários e copas coletivos, além de bicicletário. Os pátios com escadarias contínuas e angulação aberta configuram área de lazer mais reservada a cada edifício.
Os estacionamentos em subsolo estão no sentido longitudinal de cada quadra, tendo entradas e saídas nas extremidades. Complementam a faixa infraestrutural paralelamente à linha d’água e ciclovia longitudinais.
A estrutura com vigas protendidas (0,35×0,40) e pilares pré-fabricados (0,35×0,35) em concreto armado, além de permitir grande flexibilidade à ampliação ou redução das unidades, concentra entre as vigas um grande shaft horizontal para as instalações em geral. As lajes treliçadas pré-fabricadas (0,12) permitem conforto termo-acústico e rápida execução. Associadas à as orientações Nordeste e Sudoeste, para melhor conforto térmico, todas as unidades contam com varandas e ventilações cruzadas.